Carreira

Qual é o papel do médico veterinário na Saúde Pública?

Papel do médico veterinário na saúde pública

Por ser uma área que estuda os animais, é comum que exista uma espécie de dúvidas sobre o papel do médico veterinário na Saúde Pública. Os profissionais graduados na área trabalham no controle de doenças transmissíveis, na vigilância sanitária e em outros setores.

Para que você tenha uma ideia, as zoonoses correspondem a mais de 60% das doenças humanas, aponta um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de estudá-las, os profissionais de veterinária atuam com medidas preventivas para neutralizar a circulação das doenças.

Se você está na graduação em medicina veterinária e quer ingressar na Saúde Pública ou Saúde Única, conceito usado pela OMS para designar a integração entre os estudos que envolvem humanos, animais e meio ambiente, este conteúdo pretende eliminar suas principais dúvidas.

Aqui no Centro de Desenvolvimento da Medicina Veterinária (CDMV) sempre abordamos assuntos importantes para o universo profissional e oferecemos cursos de atualização e pós-graduação em várias áreas. Por exemplo, a formação clínica médica do cão e do gato é uma que aborda a questão das doenças infecciosas e que podem ter reflexo em humanos.

Entenda aqui o papel do médico veterinário na Saúde Pública?

Nem todo médico veterinário vai atuar nos cuidados com animais domésticos, os de grande porte ou silvestres, por exemplo. A área de atuação dos profissionais da área é bem ampla e pode envolver cuidados com alimentos e pesquisa por medicamentos.

A atuação do médico veterinário na Saúde Pública ficou muito evidente durante a pandemia da Covid-19. Durante esse período epidêmico, os profissionais da área atuaram para localizar a origem do coronavírus, pesquisaram por agentes para neutralizar o vírus e suas consequências.

Outra área em que você pode se especializar é na alimentação, em estudos sobre a itens de origem animal ou na vigilância sanitária, que fiscaliza o cumprimento das normas relacionadas ao consumo.

Controle de zoonoses

Se você pretende atuar como médico veterinário na Saúde Pública, um dos campos de trabalho é em zoonoses. Essa especialização aparece, inclusive, na Lei nº 5517/1968. Ela destaca que o estudo e a aplicação de medidas contra doenças transmitidas ao ser humano pelos animais é uma das funções delegadas ao graduado na área.

Quando falamos em zoonoses, nos referimos a raiva, HIV, Covid-19, dengue, febre amarela, toxoplasmose e sarna, dentre tantas outras. Elas exigem estudo para encontrar medicamentos, tratamentos e medidas públicas que levem ao controle da doença e, quem sabe, a sua erradicação.

Vigilância sanitária

O mercado tem inúmeros produtos de origem animal e é importante que eles sejam seguros para o consumo humano ou mesmo em rações para outras espécies. Estes itens podem ser alimentos, cosméticos e remédios, etc.

Deste campo, o papel do médico veterinário na Saúde Pública é fiscalizar as empresas que atuam neste processo para investigar se elas adotam as normas legais, se existe mau-trato animal ou qualquer outra ocorrência que deve ser combatida.

Ao atuar na vigilância sanitária, o profissional também estuda ocorrências de intoxicação e alergias que podem impedir o consumo de determinado produto. Ele promove palestras e treinamentos para que as empresas estejam comprometidas com as regulamentações.

O médico veterinário pode fazer a análise da água e do solo em que os animais são criados para assegurar que eles tenham qualidade de vida e que o meio ambiente não seja contaminado por qualquer substância. Este cuidado preserva a produção alimentar e preserva os recursos naturais.

  • O que é medicina veterinária intensiva?

Atividades em laboratório

Os médicos veterinários são especialistas com amplo conhecimento em doenças Isso permite que ele atue nos laboratórios para diagnóstico ou pesquisa de doenças e medicamentos. São várias as possibilidades neste caso!

Neste setor, o papel do médico veterinário na Saúde Pública está relacionado ao estudo de novas e antigas doenças, às épocas de maior contaminação, a recomendação de campanhas públicas para gerar consciência e a busca por medicamentos.

Ele também pode atuar na produção de imunobiológicos. Assim como na produção de remédios e vacinas para humanos e ou animais.

Gestão de Saúde

Neste caso, o profissional pode atuar diretamente para o poder público, em esferas municipais, estaduais ou nacional para definir e estruturar políticas que vão impactar a população.

Como falamos antes, durante a graduação veterinária ou mesmo na pós em uma área específica, o profissional é capacitado para atuar em diversas áreas que impactam a saúde humana. E, neste ponto, podemos incluir as zoonoses, os cuidados com o solo e água, por exemplo.

Isso significa que, a partir de uma boa qualificação, o veterinário pode atuar como gestor de Saúde. Logo, vai comandar ou auxiliar secretarias e programas de prevenção e promoção do bem-estar da população.

Além destas áreas que abordamos acima, o médico veterinário que decide seguir carreira pela Saúde Pública pode se especializar em:

  • Manejo da fauna sinantrópica;
  • Fiscalização zoosanitária em imóveis comerciais ou residenciais;
  • Fiscalização de estabelecimentos de interesse à saúde;
  • Controle Social do SUS;
  • Ação integrada com a vigilância epidemiológica; e
  • Desenvolvimento e execução de programas zoossanitários.

Logo, se você ainda está no começo da sua formação acadêmica, pesquise mais sobre as diversas áreas e busque informações sobre elas para decidir em qual será a sua especialização.

Se você já é graduado ou está nos últimos semestres da sua universidade, avalie as especializações disponíveis aqui no CDMV e faça a sua matrícula. Esse é o primeiro passo para construir uma sólida carreira veterinária na Saúde Pública.

Acompanhe outras novidades e dicas especiais em nosso Instagram.
Depois de entender aqui qual é o papel do médico veterinário na Saúde Pública, saiba qual é o melhor tratamento para luxação patelar em cães!

Em alta

O que é babesiose em equinos? Conheça melhor essa enfermidade!

Você sabe o que é babesiose? Essa patologia é contraída por meio dos carrapatos, que atuam como vetores de transmissão. Aprenda diagnosticar!

Ler matéria

Como pegar acesso venoso em cachorro?

Diversos procedimentos dependem do acesso direto a uma veia do animal, seja para ministrar medicamento ou alimentação, por exemplo. Nestes …

Ler matéria

Principais termos semiológicos veterinários

Esta é uma área da Medicina Veterinária muito complexa que ajuda a identificar possíveis doenças e a orientar o tratamento correto. Entenda!

Ler matéria

Como funciona a castração de cachorro?

Quer saber tudo sobre a castração de cachorro? Esse procedimento pode prevenir problemas de saúde graves nos pets. Conheça os tipos!

Ler matéria

Como diagnosticar sopro cardíaco em cães?

O sopro cardíaco é um problema que indica turbulência na passagem do sangue, geralmente em cães de pequeno porte. Aprenda como diagnosticar!

Ler matéria

Nomes criativos para clínica veterinária

O amor e o carinho pelos bichos devem aparecer em evidência ao criar um nome de uma clínica ou mesmo um pet shop. Veja algumas ideias aqui!

Ler matéria

Outras matérias

Como é o sistema nervoso do cão?

Como é o sistema nervoso do cão?

Dividido em sistema nervoso central e periférico, ele tem quatro funções básicas: integradora, sensorial, motora e adaptativa. Confira outros detalhes!

Como atrair clientes para pet shop

Como atrair clientes para pet shop?

Você já perdeu oportunidades de negócio por não saber como atrair clientes para seu pet shop? Confira dicas e se destaque da concorrência!

Quanto ganha um médico veterinário do exército?

Quanto ganha um médico veterinário do exército?

Entre as etapas para decidir sobre uma formação superior, é bem provável que você se interesse em saber a remuneração média para atuar no …

Qual é o tratamento para luxação de patela em cães

Qual é o tratamento para luxação de patela em cães?

Esse é um problema que pode afetar cachorros de diversas raças. Dependendo do estágio do problema, a cirurgia é inevitável. Entre os sintomas …